O AMENDOIM


ORIGEM E EXPANSÃO
O amendoim (em tupi, “Mani”, que significa enterrado) é um alimento popular em todas as regiões do Brasil, e pode ser consumido tanto doce como salgado. A semente faz parte da cultura brasileira, e é ingrediente principal de muitas receitas tradicionais, como paçoca, pé-de-moleque, bolos e até sorvetes. Embora sua origem não seja certa, há relatos de que o amendoim tenha surgido na América do Sul.
Alguns especialistas acreditam que a leguminosa foi descoberta no Brasil ou tenha surgido na região do Gran Chaco, localizada entre o Paraguai, norte da Argentina e Peru. Porém, há documentos de 3.800 a.C. a 2.900 a.C., que afirmam que a semente surgiu ao leste dos Andes, onde era muito utilizada pelos indígenas.
Outra informação que se perdeu na história é quando o amendoim começou a ser utilizado. De acordo com Evaristo Eduardo e Miranda, chefe geral da EMBRAPA Monitoramento por Satélite, ele foi descoberto e explorado bem antes de os atuais índios surgirem.
Pesquisas dão conta de que, num passado remoto, os chineses já eram grandes cultivadores da planta. Nessa linha, trabalhos artesanais muito antigos, como potes e vasos de barro no formato do amendoim, demonstram que os povos sul-americanos também conhecem a leguminosa há tempos.
Mais um fato interessante é que amendoins foram encontrados nos túmulos dos incas, para que, seguindo a crença, os mortos pudessem se alimentar durante a passagem para “o outro lado”.





Amendoim é bom e faz bem.

Clique na imagem ao lado e descubra todos os benefícios
de um alimento gostoso e também muito saudável.






PROPRIEDADES NUTRICIONAIS
A grande vantagem do amendoim é sua composição de alta qualidade nutricional. Portanto, ele pode ser largamente aproveitado como suplemento proteico na merenda escolar, por exemplo. Em 2004, o governo da Paraíba recomendou seu uso na alimentação de alunos da rede pública.
O óleo de amendoim, devido à sua composição rica em gorduras insaturadas (aproximadamente 80%), tem comportamento semelhante ao azeite de oliva. Por ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL), está presente nas dietas médicas para diabéticos.





PRODUÇAO MUNDIAL E BRASIL
Segundo a Satra Export & Import, estes últimos anos demonstram claramente como o clima interfere no desenvolvimento das safras do sudeste brasileiro, 2003/2004 chuvas intensas inundaram o Brasil, 2004/2005 a seca durante janeiro e fevereiro prejudicou a qualidade de uma grande safra e 2006/2007 chuvas torrenciais por 40 dias prejudicaram fortemente a produtividade da safra. O mercado mundial no ano de 2007 na produção agrícola de amendoim alcançou o volume de 32.360 milhões de toneladas.
A forte procura internacional em 2003/2004 promoveu o cultivo de amendoim em Minas Gerais e Mato Grosso, como conseqüência elevou a área plantada para 13.000 há e uma produção de 300.000 toneladas métricas. A seca e os problemas de qualidade (aflatoxina) combinados com a falta de estrutura afetaram a economia do segmento, ocasionando a interrupção de muitos projetos no Cerrado, consequentemente muitos agricultores perderam a capacidade de gerar novas produções de amendoim na redução das áreas nas safras subseqüentes.
Na região sudeste do Brasil, Estado de São Paulo, as áreas agrícolas estão compostas em duas regiões, Alta Paulista e Alta Mogiana, compreendidas pelas cidades de Tupã, Marília, Dumont, Ribeirão Preto, Jaboticabal e Sertãozinho. A produção da região da Alta Mogiana apresenta um número maior em volume, diferença presente no volume da safra das secas plantada entre Janeiro e Fevereiro e colhidos entre Abril e Maio.
O sudeste brasileiro responde a 75% da produção nacional de amendoim e consome aproximadamente 85% pela produção de doces e salgados complementados pela exportação de amendoim com e sem pele, bem como a exportação de óleo cru de amendoim. Visto que, 10% da produção do Estado de São Paulo são da variedade Tatu quase que exclusivamente comercializado no mercado nacional.
Segundo a CONAB, na safra de 2006/2007 houve uma melhora dos preços internacionais, mas os exportadores já haviam fechado contratos a preços menores antecipadamente, e não puderam obter retorno sobre a alta. Já para a safra de 2007/2008 o alcançado foi 305.8 toneladas com crescimento de 26,2%.
As principais áreas plantadas no mundo correspondem à China e Índia, que por sua vez também são grandes consumidores do produto na forma de óleo, alimento animal e alimento humano. Outros países, principalmente os africanos e asiáticos, possuem grandes regiões produtoras, principalmente para utilização como oleaginosa.
2014 - www.amendoimdafazenda.com.br
Rua Macus, 146 - Centro - CEP 17604-100 - Tupã - SP - Fone (14) 3496-1788